A grande tendência de Branding que não pode ignorar em 2024
E num abrir e fechar de olhos … 2023 começou e acabou. Já se deu conta que estamos na reta final deste ano de loucos?! 2023 foi uma verdadeira montanha-russa no marketing do seu negócio, com tantas tendências que vieram mudar o Branding e o Marketing Digital. E 2024 não será diferente.
Conhece a célebre frase de George Santayana:
“Those who forget their history are condemned to repeat it.”
“Aqueles que esquecem o passado, estão condenados a repeti-lo.”
Por essa razão, neste último bimestre do ano, é importante que faça uma análise ao marketing da sua empresa. Perceber quais foram as tendências de 2023 que aplicou no seu negócio e que funcionaram e aquelas que escolheu ignorar e que podiam ter revolucionado as suas vendas, é fundamental.
No entanto, tão importante como analisar o que já foi feito, é planear para o que está para vir. Nesse sentido, a Ontag decidiu partilhar consigo a grande tendência do branding e do marketing digital para o ano de 2024. Contudo, não o podemos fazer, sem que antes, lhe falemos de alguns temas que irão estar em voga neste ano que se aproxima:
- Inteligência Artificial
O primeiro assunto que identificamos como importante para 2024, vai transitar do ano anterior. É verdade, a Inteligência Artificial veio para ficar, e se em 2023 vimos grandes inovações por conta deste software, em 2024 isso não será diferente. No próximo ano, acredita-se que as empresas utilizem a Inteligência Artificial para criar perfis de consumidor cada vez mais precisos e, por consequência, utilizem esses dados para aperfeiçoar as suas campanhas publicitárias e a experiência de compra de cada consumidor.
- Publicidade Contextual
Publicidade contextual é publicidade que apenas aparece em páginas cujo tema seja relacionado. Neste novo ano, espera-se que a publicidade contextual seja uma realidade cada vez mais procurada pelas empresas, uma vez que, os anúncios que aparecem “contextualizados” são muito mais bem recebidos pelo consumidor. O que torna a probabilidade de ele clicar no anúncio, muito mais elevada.
- Aposta crescente em anúncios nas redes sociais
As redes sociais irão continuar a representar um canal de comunicação muito importante nas empresas. No decorrer de 2023, observou-se um aumento na aposta dos anúncios nas redes sociais. No próximo ano, estimamos que essa realidade seja ainda mais recorrente. Esses anúncios deverão ser cada vez mais interativos e adaptados a cada público.
- Vídeo Branding
À medida que os anos vão passando, o conteúdo em vídeo, vai conseguindo cada vez mais, adeptos. No próximo ano, esta tendência irá manter-se. Nos anúncios, estima-se que os vídeos serão cada vez mais incentivados, uma vez que têm um impacto mais positivos que outras formas de anúncio. Incentivamos também à criação de conteúdo em vídeo de qualidade para reforçar o branding da sua marca.
- Foco nas conversões
As conversões vão continuar a ser o principal indicador de eficácia da publicidade no próximo ano. No entanto, para alcançar conversões elevadas é necessário melhorar as experiências dos utilizadores nos seus websites e páginas de redes sociais. Para 2024, é importante desenvolver sites mais intuitivos e fáceis de usar para os utilizadores.
Agora que já conhece, algumas tendências do próximo ano, está na hora de lhe falarmos sobre a grande tendência que não vai querer deixar passar: a personalização da experiência dos seus clientes.
Acreditamos que em 2024, esta vai ser a grande chave de sucesso para o seu negócio. Como já lhe falamos em artigos anteriores, vivemos numa era em que as pessoas são bombardeadas com informação nova a todo o momento. O que torna o processo de escolha, muito mais difícil por parte do consumidor. Isso faz com que seja imperativo que as empresas encontrem maneiras de se diferenciar da concorrência.
Para que o possa fazer, deixamos-lhe algumas sugestões a implementar nas suas estratégias de marketing digital:
- Aproveite ferramentas de inteligência artificial para recolher e analisar os dados sobre os seus clientes, de maneira a compreender melhor os seus interesses, comportamentos e necessidades. Desta forma, irá conseguir comunicar de uma maneira mais eficaz para aquele que é o seu público-alvo.
- Personalize o seu conteúdo de forma que o seu potencial consumidor sinta que desenhou aquele post, artigo de blog, campanha, promoção, produto especificamente para ele. Todos gostamos de nos sentir únicos, principalmente quando vamos gastar dinheiro.
- Utilize softwares de Marketing Automation para segmentar o seu público, e de seguida aproveite para desenhar campanhas de anúncios em massa para cada um dos segmentos.
Como já pôde perceber, 2024 é um ano que promete. Desta forma, o planeamento antecipado do ano que se aproxima, irá trazer-lhe uma grande vantagem sobre a sua concorrência não só em termos estratégicos, como também na preferência dos consumidores. Este planeamento irá permitir-lhe oferecer uma experiência única aos seus clientes.
E ao diferenciar-se da sua concorrência, na hora de escolher, não há dúvidas de que o seu negócio será o selecionado.
Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.