Ontag Marketing Digital

Design responsivo: Descubra o que é e como o aplicar nas suas campanhas de Marketing Digital

Design responsivo: Descubra o que é e como o aplicar nas suas campanhas de Marketing Digital

Certamente que está farto de saber a importância do design das suas campanhas no marketing digital. Nesse sentido, hoje queremos partilhar consigo a importância de ter um design responsivo nas suas campanhas de Marketing Digital.

Esta estratégia é extremamente importante no desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital, uma vez que através dela, é possível melhorar os resultados da sua empresa e tornar a sua marca significativamente mais relevante na internet.

Mas afinal, do que se trata?

O design responsivo está diretamente relacionado com o design das suas campanhas de marketing. Este é uma técnica de programação utilizada para melhorar a experiência do seu público-alvo quando este visita o seu website, ou até mesmo, quando recebe as suas campanhas de email marketing. Este permite que através de alterações do layout, seja possível que quando alguém acede ou recebe o seu conteúdo este se adapte ao dispositivo em que foi acedido. Neste sentido, é possível ver o conteúdo adaptado ao seu computador, tablet ou telemóvel, dependendo de qual está a utilizar. Esta reorganização do conteúdo acontece de uma forma automática, sem que precisa de fazer nada. 

Qual a importância do design responsivo para a sua empresa?

Nos dias que correm, acedemos a conteúdo a partir de diversos dispositivos e não há nada mais aborrecido do que não ter esse conteúdo adaptado à tela a que estamos a aceder. Aliás, rapidamente saímos de uma página que foi criada sem ter o design responsivo em consideração. E assim, se perde uma venda, ou potencial consumidor do seu conteúdo. Por isso, quanto mais adaptável for o seu conteúdo, maior seja o seu engagement.

Outro aspeto importante a referir aqui é a importância da coesão na sua comunicação. Existem marcas que nos reconhecemos só pelo tipo de comunicação, pelo tipo de publicações nas redes sociais, pela cor ou pelo design das peças. Por essa razão, é extremamente importante que a comunicação da sua marca siga toda uma linha coesa, para que, o seu cliente pense na sua marca mesmo sem a ver. Melhor do que comunicar muito, só mesmo comunicar bem.

Agora que já consegue atribuir a devida importância ao design responsivo, precisamos de definir as principais etapas para que consiga aplicar esta estratégia com sucesso.

O design responsivo é uma habilidade que deve dominar na sua empresa de forma que consiga trabalhar com conteúdo interativo. Mas quais os fatores determinantes desta estratégia?

  1. O conteúdo:

Para o desenvolvimento de qualquer material de comunicação, o conteúdo é sempre a estrela principal. Para criar um design responsivo de sucesso vai precisar de desenhar elementos, layouts e interações específicas para a mensagem que quer transmitir. Por isso, adapte o design ao tipo de comunicação que quer fazer e à identidade da sua marca. Com o design, é possível que a sua mensagem seja mais bem recebida.

  1. O layout:

Agora que já tem o conteúdo que quer transmitir bem estruturado, é necessário pensar de que forma vai obter bom engagement e interações nas mais variadas telas por onde o seu conteúdo pode ser acedido.

Nesta fase, o designer ou a pessoa responsável por criar os conteúdos digitais da sua marca, tem de criar uma unidade visual flexível para os diversos tamanhos de tela. Para isso, deve ser persistente na informação, ou seja, crie elementos-chave do seu layout como: menus, botões e/ou blocos de conteúdos com coerência de cores, formas e posições, independentemente do dispositivo em que estes sejam acedidos.

Desta forma, o consumidor do seu conteúdo vai sempre reconhecer aquela interação com a sua marca.

  1. A tipografia:

Os tipos de letra que utiliza nas suas peças de design também podem influenciar nos resultados da sua comunicação. Neste ponto, o principal foco é a legibilidade.

Além de escolher uma fonte que se enquadre na sua proposta, deve analisar também o tamanho e densidade do tipo de letra, para que consiga definir a melhor leitura em cada tela.

  1. As imagens:

As imagens são um dos componentes mais difíceis de adaptar na hora de criar um bom design responsivo, uma vez que, são elementos com tamanhos fixos, e têm uma maior limitação de onde podem ser cortados e redimensionados.

Por essa razão, é necessário planear muito bom o uso destes elementos, antes de definir um layout específico para a sua peça. Este ponto, vai depender muito do tipo de conteúdo que está a criar, seja um quiz, ou uma loja virtual, as prioridades mudam. Em qualquer dos casos, o mais importante a ter em consideração é a forma como o navegador vai dispor esses elementos para que não causem uma quebra no seu layout.

  1. Animação e vídeo

Uma das principais vantagens do conteúdo digital é o facto de que este pode ser o mais interativo que desejar. No entanto, na hora de criar um design responsivo para as suas campanhas os vídeos são ainda mais limitativos em termos de flexibilidade de tamanhos.

No caso das animações, é provável que tenha de criar mais do que uma versão de layout. Uma versão horizontal para o computador e outra vertical para o telemóvel, por exemplo. 

  1. CTA’S

Como sabe, um dos principais objetivos da comunicação digital é atrair o máximo de potenciais clientes para a conversão da venda. Para isso, o uso de CTA’S ou Call to Action, é bastante comum.

Neste sentido, ao criar conteúdos com design responsivo é essencial que o CTA esteja sempre disponível e visível independentemente do ecrã. Isso pode exigir algumas tentativas e erros até         que eventualmente aceite.

Com todos estes passos, é possível criar um design responsivo perfeito para as suas campanhas, seja uma campanha de e-mail marketing, um website, uma loja online … No entanto, este tipo de estratégia exige muito treino, e é possível que crie muitos designs que falham em alguma coisa.

Contudo, sabendo agora o quanto um design responsivo pode ser um dos primeiros motivos pelos quais o seu potencial cliente fica ou abandona o seu conteúdo é possível que queira evitar correr o risco de falhas neste tipo de conteúdo.

Na Ontag, somos especialistas no design responsivo e estamos aqui para o ajudar.

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

FOLLOW ONTAG

Com a Ontag, pode entrar em contacto connosco sempre que precisar.

Juntos vamos
criar inovar conquistar

Serviços

Ontag portugal

AGÊNCIA MARKETING DIGITAL

Ontag Marketing Digital