Inbound Marketing: o seu truque para 2024
Provavelmente já desenhou a sua lista de objetivos de 2024 para a sua empresa.
“Nutrir leads. Atrair novos clientes. Aumentar a notoriedade da minha marca. Aplicar as melhores estratégias no meu negócio. Aumentar as minhas vendas.”
Se na sua lista está presente algum ou todos estes objetivos: Inbound Marketing é a estratégia para si! Esta técnica tem vindo a ganhar notoriedade ao longo dos anos, tornando-se uma das estratégias mais poderosas e eficientes para alcançar os seus objetivos. E em 2024, não será diferente!
Por essa razão, e porque queremos que comece o novo ano com o pé direito no seu negócio, decidimos que o nosso último artigo só poderia ser sobre a mesma.
Para começar precisamos de responder à pergunta que não quer calar:
Mas afinal … o que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias de marketing que têm como objetivo principal atrair potenciais clientes e envolvê-los na sua empresa através de uma comunicação relevante e útil para estes. Tudo isto, de forma orgânica.
Este objetivo baseia-se no princípio de dar valor em cada etapa do funil de vendas da sua empresa, desde a consciencialização até à conversão. Esta estratégia visa criar uma relação de confiança com os seus clientes (ou potenciais). Para isso, e para que consiga comunicar de uma maneira eficaz para o teu público-alvo, é essencial compreender e responder às necessidades e interesses deste, em todas as etapas do funil de vendas.
Conhecendo o público-alvo da sua empresa, descubra quais as principais estrátegias do Inboud Marketing para comunicar, de forma orgânica com estes:
- Marketing de Conteúdo: como já percebeu o conteúdo está no core do Inbound Marketing. Por isso, a primeira estratégia deste que lhe vamos apresentar, só podia ser Marketing de Conteúdo. Como provavelmente já sabe pelo nosso artigo de blog sobre este tema, o Marketing de Conteúdo é nada mais, nada menos do que a criação e distribuição de conteúdo relevante onde não promove ou fala sequer na sua marca. O objetivo desta técnica é abordar as principais dores, problemas e/ou questões do seu público-alvo, criando assim uma relação de confiança com a sua marca.
- SEO: Para que o seu site seja fácil de encontrar tem de otimizá-lo para os motores de pesquisa. Com esta estratégia, irá melhorar o seu site e o seu conteúdo para que este apareça em primeiro lugar quando um potencial cliente faz uma pesquisa utilizando uma das palavras-chave da sua empresa. Desta forma, os seus potenciais clientes encontrá-lo-ão a si, sem que tenha de fazer “alguma coisa”.
- Publicações nas Redes Sociais: já todos sabemos que, nos dias que correm, uma marca só existe se estiver presente e for ativa nas redes sociais. Por essa razão, planear conteúdo para estas é essencial. A consistência também. Por isso, nada de ficar sem publicar meio ano. A não ser que estrategicamente, queira desaparecer do mapa dos seus clientes …
- Email Marketing: o e-mail é, há muitos anos, uma ferramenta poderosíssima para nutrir os seus leads e manter o relacionamento com os seus clientes. Por essa razão, tire o máximo de proveito desta ferramenta. Procure desenvolver campanhas personalizadas que forneçam valor e orientem os seus leads no labirinto que é o seu funil de vendas.
- Marketing Automation: Para finalizar, não poderíamos deixar de falar nas ferramentas de Marketing Automation. Como saberá, também por um dos nossos últimos artigos do Onblog, com estas ferramentas consegue otimizar e personalizar os seus conteúdos de marketing. Além disso, irá estar a nutrir os seus leads, enquanto acompanha o seu comportamento e entrega conteúdo adaptado aos seus interesses e à etapa em que este se encontra no funil de vendas.
Por esta altura, com certeza que consegue perceber a importância que o Inbound Marketing tem para o seu negócio. No entanto, sendo uma técnica que já existe há alguns anos, é possível que se esteja a interrogar sobre isto:
Porque é que o Inbound Marketing é o truque do seu negócio para 2024?
A razão é: esta abordagem do Inboud Marketing que falámos ao longo do artigo é “antiga”, uma vez que para 2024 sugerimos que aplique: o novo Inbound Marketing. Este é uma evolução da estratégia atual, tendo uma abordagem mais dinâmica focando-se em ciclos de educação, qualificação e confiança.
Assim, em vez de focar nos funis de venda, este adapta-se às necessidades do cliente, priorizando o conteúdo, procurando interações autênticas e métricas de longo prazo, tornando-se, assim, muito diferente do Inbound Marketing tradicional.
Principais diferenças entre o novo Inbound Marketing e o Inbound Marketing tradicional:
A principal diferença entre estas duas estratégias é a criação de conteúdo. Como referimos acima, o Inbound Marketing tradicional foca-se muito na atração de leads através de formulários ou CTAs. Já o novo modelo de Inbound Marketing procura criar conteúdo relevante e especializado para os seus potenciais clientes. Este novo modelo procura também melhorar a experiência dos seus consumidores, removendo todas as barreiras que possam existir.
Além disso, este não tem como prioridade atrair leads, mas sim atribuir valor à sua marca, de forma que esta ganhe autoridade e credibilidade no seu mercado de atuação.
Como pode concluir, o novo modelo de Inbound Marketing irá permitir-lhe construir relacionamentos duradouros com os seus potenciais clientes, ajudando-o assim, a cumprir os objetivos da sua lista de 2024.
Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.