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Marketing Automation – as máquinas a trabalhar para si!

Marketing Automation – as máquinas a trabalhar para si!

Vivemos em tempos loucos! É de loucos a quantidade de inovações a que uma pessoa nascida depois de 1990 já assistiu! É de loucos, mas no melhor dos sentidos.

Nos últimos 20/25 anos temos assistido a uma crescente aposta em tecnologias e softwares que nos facilitam a vida. Sejam os tablets, robôs de cozinha, ou os aspiradores que programamos à distância, vivemos numa época em que cada vez mais procuramos coisas e sistemas que simplifiquem as tarefas do nosso dia-a-dia. No entanto, felizmente, foram surgindo também tecnologias e softwares que nos facilitam o trabalho.

Se fizer uma pesquisa ao longo do blog, rapidamente chega à conclusão de que existem imensos processos que pode aplicar no que diz respeito à estratégia de Marketing da sua empresa. No entanto, aplicá-las a todas de uma maneira eficaz pode tornar-se um desafio para si. Para o ajudar nessa tarefa foi criado o Marketing Automation.

Mas em que consiste exatamente o Marketing Automation?

Marketing Automation refere-se ao uso de softwares que permitem automatizar tarefas e processos repetitivos, com o objetivo de aumentar a eficácia das estratégias de Marketing Digital da sua empresa, enquanto, mantem o relacionamento personalizado com os seus leads.

Este processo é realizado através de plataformas que acompanham as interações dos leads com a marca, que através de um sistema, ativam ações com base no processo de compra em que estes se encontram.

As tarefas que pode automatizar com Marketing Automation para maximizar os resultados das suas estratégias de Marketing Digital, são:

  • Gestão de Campanhas de Email Marketing:

Com o Marketing Automation pode criar e agendar campanhas de email marketing. Este software segmenta a sua lista de contactos tendo em consideração o histórico de interação e o comportamento do seu lead. Isto permite-lhe enviar campanhas mais eficazes e relevantes para o seu mercado de atuação.

  • Segmentação do seu público:

Como sabe, conhecer a persona que compra no seu negócio é importante. Com este software, é possível criar segmentos personalizados tendo em consideração dados demográficos, padrões de navegação (as páginas que visita, os cliques em links, …), interesses e em que estado o seu potencial cliente está no funil de vendas. Aplicando o Marketing Automation aqui, é possível melhorar a experiência do seu lead no momento antes e durante a compra.

  • Agendamento de Post’s nas Redes Sociais:

Programe os seus post’s para um dia e uma hora específica para alcançar o seu público-alvo no momento certo. Este processo, tira-lhe de cima toda a pressão de fazer tudo no momento evitando o risco de não atingir quem pretende.

  • Gestão de Anúncios Pagos:

Este permite-lhe criar anúncios nas mais variadas plataformas (redes sociais, google ads, email) e acompanhar o desempenho destas num único sítio.

  • Personalização do seu conteúdo:

Com este software pode personalizar as suas mensagens, emails, ofertas para uma persona específica. Isto irá fazer com que o conteúdo que partilha seja personalizado e adequado para a persona que o recebe.

  • Respostas Automáticas:

Os Chatbots e as respostas automáticas podem ser programados para as perguntas mais comuns que recebe na sua caixa de entrada. Por exemplo, na Ontag, quando clica nesse botão do lado esquerdo do ecrã, consegue perceber que estamos dispostos a ajudá-lo. Por essa razão, a pessoa que está à procura de alguma informação, rapidamente se sente mais motivada a mandar a mensagem com a questão. Um passo tão pequeno como este, pode fazer a diferença na concretização de uma venda.

  • Recuperação dos carrinhos de compras abandonados:

De certeza que já simulou a compra de artigos numa loja online e acabou por abandonar a página mesmo antes de comprar. O Marketing Automation, permitiu que o seu carrinho de compras ficasse “guardado” para si, para a próxima vez que aceda ao site. Isto aumenta as hipóteses de compra.

  • Lead Tracking e Analytics:

Deixámos para último uma das aplicações essenciais para o sucesso do seu negócio. Através do Lead Tracking e do Analytics, é possível entender e melhorar o desempenho das suas estratégias de Marketing. Ao utilizar o Marketing Automation no Lead Tracking consegue obter dados de comportamento, pontuar os leads (por exemplo, nas interações com os seus emails pode atribuir pontos às ações. Ou seja, abri um email, atribui x pontos, clicar no link atribui, mas x, e por aí em diante.) Desta forma, consegue perceber quem é que está mais envolvido no seu conteúdo e quem está menos. No Analytics pode também obter dados, relatórios, analisar quantos leads tem em casa fase do funil de vendas, identificar tendências e otimizar campanhas.

Todas estas informações que o Marketing Automation o ajuda a obter são absolutamente essenciais para uma estratégia de Marketing Digital eficaz.

Agora que já conhece algumas das funcionalidades do Marketing Automation no Marketing Digital, já entendeu a importância que este tem. Isto permite-lhe poupar tempo, recursos, melhorar a eficiência e dar aos seus leads uma experiência com a sua marca mais personalizada, e no geral, melhor.

Aplicar uma estratégia de Marketing eficaz e adaptada para a sua empresa nunca foi tão simples! Agora, não há mais desculpas para não fazer sucesso com o seu negócio.

Num mundo cheio de concorrência em que o seu negócio vive, ao usar o Marketing Automation tem na sua pose uma ferramenta muito poderosa a trabalhar para si. Esta ferramenta permite-lhe fazer aquilo que com mais frequência lhe aconselhamos: conhecer os seus clientes, e por consequência, permite-lhe fornecer valor e criar uma relação que dura com o seu consumidor.

No entanto, para aplicar esta arma na estratégia do seu negócio, precisa de conhecer sobre os mais variados softwares que este utilizar.

E é aqui que a Ontag pode representar um aliado perfeito. Fale connosco e vamos juntos alavancar as vendas do seu negócio.

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

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