Ontag Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: o que é? Como aplicar ao seu negócio?

Marketing de Conteúdo: o que é? Como aplicar ao seu negócio?

Ainda se lembra da altura em que as redes sociais eram utilizadas única e exclusivamente com a função de nos distrair das nossas vidas? Há uns anos, o conteúdo que consumíamos, nada tinha a ver com quem eramos fora do ecrã. No entanto, as coisas mudaram muito. E hoje o conteúdo que mais consumimos, não é nem sequer parecido com a realidade de há uns anos.

Nos dias que correm, procuramos estar em constante evolução. Tiramos cursos online ao fim do nosso dia de trabalho, procuramos ler sobre temos que nos agreguem, até mesmo no conteúdo que consumimos nas redes sociais procuramos conhecimento.

Somos uma geração cada vez mais sedenta pela evolução baseada no conhecimento aprofundado de temas que nos acrescentem.  

 Como o Marketing é uma área que acompanha com eficácia todas estas mudanças que vão acontecendo, hoje queremos falar-lhe em outra estratégia de marketing: o Marketing de Conteúdo. Esta é uma das estratégias mais utilizadas por empresas que queiram de uma forma eficaz atrair e fidelizar os seus clientes.

O que é o Marketing de Conteúdo?  

O Marketing de Conteúdo ou content marketing é um dos termos de marketing mais populares nos dias que correm. No entanto, esta expressão existe há muitos anos. Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos com temas atuais, eBooks, posts nas redes sociais) em que não se promove ou se fala sequer na marca. Através do Marketing de Conteúdo, a empresa consegue fornecer ao seu público-alvo conteúdo em que este esteja interessado, e atraí-lo, assim, de forma natural e espontânea. Este é considerado a base do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que procuram atrair e converter clientes através de conteúdo relevante. Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás dos clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que os clientes a encontrem.

Porque devia investir no marketing de conteúdo?

Como referimos anteriormente, a maneira como consumimos as diversas plataformas digitais mudou. No entanto, é possível que ainda se esteja a interrogar sobre se deve ou não investir nesta estratégia e, para o ajudar a decidir vamos referir algumas vantagens do marketing de conteúdo:

  1. Aumenta o tráfego do site: sabia que 86,7% dos utilizadores do Google estão à procura de informações? Quer isto dizer que, o motor de busca pode ser a porta de entrada de novos clientes para a sua empresa. Desta forma, produzir conteúdo considerado relevante para a sua audiência pode fazer com que o seu website esteja mais bem posicionado no Google.
  2. Ensina o seu público-alvo: Caso o público não conheça a sua marca, é possível que também não tenha um conhecimento aprofundado sobre o mercado em que está inserido ou as soluções que a sua empresa oferece. Nesse sentido, com esta estratégia é possível que consiga ensinar o seu público.
  3. Diminui o CAC: O Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, é uma das métricas mais importantes para o marketing, uma vez que nos permite tirar conclusões sobre o custo que determinadas campanhas ou estratégias tiveram na aquisição de novos clientes. Com o marketing de conteúdo é possível simplificar o processo de atrair novos clientes, uma vez que estes já estão à procura de conteúdo que a sua empresa produz.
  4. Melhora o reconhecimento da sua marca: Outro ponto muito forte do marketing de conteúdo, é que este aumenta o reconhecimento dos consumidores da sua marca, o que tornará a venda, um processo muito mais fácil uma vez que estes já conhecem e confiam na sua marca. 

Agora que já lhe explicámos o que é o marketing de conteúdo e algumas das suas vantagens, queremos falar-lhe da estratégia para aplicar este procedimento na sua marca.

A estratégia de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é muito mais do que produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. Precisa de ter em consideração a maneira como vai distribuir esse conteúdo, como vai aumentar a sua audiência e como vai medir os resultados. Para isto, separámos as 5 etapas para aplicar o marketing de conteúdo corretamente no seu negócio:

  1. Planeamento: Antes de começar a produzir conteúdo para a sua marca, é importante que defina um objetivo claro da sua estratégia e como a vai alcançar. Nesta fase, defina quando e o que é que vai publicar durante a semana que vem. Numa fase inicial não aconselhamos a que faça planeamentos com muito tempo, uma vez que pode ser necessário adaptá-lo.
  2. Crie a sua persona: Não confunda a sua persona com o seu público-alvo. O público-alvo da sua empresa é uma percentagem abrangente da sociedade para quem vende o seu produto. A sua persona é o seu cliente ideal, de uma forma mais humanidade e personalizada. Esta etapa é muito importante, porque com a sua persona definida, a sua comunicação será muito mais eficaz.
  3. Crie o conteúdo: Por esta já estava à espera, não? Está na hora de criar. Seja textos, imagens, e-books, emails, ou o que for mais relevante para o seu público.
  4. Distribua: Agora que já conhece a sua persona, é o momento para lhe entregar todo o conteúdo que esteve a desenvolver para ela. A definição dos canais e ferramentas que serão utilizadas para divulgar o conteúdo é fundamental para que a persona que definiu na etapa 2, receba conteúdo que lhe interessa.
  5. Analisar resultados: A última etapa é tão importante como todas as outras, uma vez que é através da análise dos resultados que pode fazer melhorias na sua estratégia. Para esta etapa tome em atenção os seguintes pontos: o tráfego que o seu conteúdo está a gerar, as interações nas redes sociais, o SEO da sua página e as palavras-chave que está a utilizar.

Para finalizar queremos dar-lhe um bom exemplo do marketing de conteúdo? Este artigo. Não lhe queremos vender nada. Não lhe falámos na nossa empresa e/ou nos nossos serviços. Tudo o que fizemos aqui hoje, foi partilhar consigo algo que dominamos, algo sobre o qual talvez não tivesse tantos conhecimentos, algo que garantidamente, trará coisas boas para o seu negócio. O que fizemos hoje aqui, foi Marketing de Conteúdo.

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

FOLLOW ONTAG

Com a Ontag, pode entrar em contacto connosco sempre que precisar.

Juntos vamos
criar inovar conquistar

Serviços

Ontag portugal

AGÊNCIA MARKETING DIGITAL

Ontag Marketing Digital