Ontag Marketing Digital

O que é o vídeo marketing?

No último artigo, partilhámos consigo tudo sobre Marketing de Conteúdo. No entanto, deixámos de fora, de forma propositada os vídeos no Marketing. E sim acertou, esta também é uma forma de marketing de conteúdo. E não, nós não falamos nela.

Agora é possível que se esteja a interrogar o porquê de não termos falado nesta estratégia no artigo reservado a todas as estratégias sobre marketing de conteúdo.

Nos dias que correm, recebemos estímulos de inúmeros lugares. Recebemos mais estímulos do que aqueles que somos capazes de absorver. Isto significa que o nosso cérebro quase que de forma automática filtra o tipo de conteúdo que lhe interessa, e muitas vezes, nesta disputa entre o conteúdo escrito e aquele que é em vídeo, é o conteúdo mais interativo que ganha.

Não queremos com isto dizer que os vídeos vão tomar o lugar dos artigos de blog, de todo! Da mesma forma que o Instagram não acabou com o Facebook. No entanto, é necessário que as marcas trabalhem o equilíbrio entre os dois tipos de conteúdo de forma que consigam tirar o maior proveito de ambos. Para isso, precisam de saber como dominar esta forma de conteúdo. Por essa razão, hoje vamos partilhar consigo tudo sobre esta estratégia.

Mas primeiro é importante que esclareçamos o que é o vídeo marketing?

O vídeo marketing é uma estratégia de marketing de conteúdo que consiste na utilização de conteúdos de audiovisual para atrair, converter e reter clientes. Esta estratégia pode incluir:

  • Vídeos institucionais: onde pode fortalecer a imagem da sua marca. Se puder partilhar com os seus clientes um pouco do que é a realidade da sua empresa, isso irá fortalecer a relação com a sua marca. E isso só lhe trará benefícios;
  • Vídeos educativos: há pessoas que podem pensar que este tipo de vídeos não se aplica a todas as empresas, no entanto, em quase todos os setores existe alguma coisa que as marcas podem ensinar aos seus clientes. E não, a partilha de conhecimento não vai facilitar o trabalho à sua concorrência nem fazer com que fique sem clientes.
  • Campanhas publicitárias: sabia que as campanhas publicitárias que mais atenção captam nos dias de hoje são aquelas feitas em vídeo? De certeza que já esteve no seu perfil do Instagram a fazer scroll e a consumir conteúdo completamente aleatório e de repente, é surpreendido com uma campanha em vídeo. Para este tipo de campanhas, recomendamos que o começo do seu vídeo seja muito impactante. Se não captar a atenção dos seus potenciais consumidores nos primeiros 2 segundos, perdeu um cliente.

Neste momento, é bem provável que a sua cabeça já esteja cheia de ideias de potenciais vídeos que pode fazer no seu negócio. No entanto, tal como em todas as estratégias, nem todos os vídeos conseguem ter bons resultados e atrair muitas visualizações.

Para evitar que impacte negativamente o seu público com conteúdos de baixa qualidade, conheça aqui os passos a não saltar para implementar o vídeo marketing na estratégia da sua marca:

  • O Roteiro: o script do vídeo é uma ferramenta essencial para a criação de um bom vídeo. Antes de começar a gravar o que quer que seja, é importante que esteja ciente daquilo que quer criar. O primeiro passo para isso é fazer o briefing onde estão definidos os objetivos do vídeo e os tópicos que devem ser abordados. Com base nas ideias e objetivos traçados o roteiro começa a ganhar forma. Para que evite erros, o roteiro precisa de ser escrito e deve conter todos os detalhes, como falas, posição da câmara, entrada de imagens background.
  • Planeie a captação: a qualidade do vídeo é tão importante como o conteúdo. Na hora de fazer o planeamento, tome em atenção a forma como está a planear fazer a captação das imagens. Tome em atenção as seguintes questões:

– a iluminação no local de gravação, sobretudo em locais fechados;

– a qualidade da câmara é importante e é possível que precise de tripés para que a imagem tenha estabilidade;

– o microfone deve ter qualidade de forma a captar sons e vozes de forma       clara e sem ruídos.

Com estes requisitos cumpridos e com um bom roteiro, já está a metade do caminho para ter uma estratégia de vídeo marketing de sucesso.

  • Dê o seu melhor na edição: uma edição bem feita, cortes no momento certo, efeitos especiais são partes fundamentais para que o seu conteúdo fique com um toque mais profissional. Por isso, se os seus conhecimentos em edição de vídeo são poucos ou nenhuns tem duas soluções, que irão depender do tempo, disposição e dinheiro que tiver à sua disposição. A primeira opção pode ser contratar um editor de vídeo. Isto irá poupar-lhe tempo e disposição. O único recurso que precisa para tornar isto possível é dinheiro. A segunda opção é que faça cursos, e invista na sua formação de forma que não tenha que pagar a ninguém para fazer esse trabalho por si. No entanto, esta opção irá exigir de si tempo e disposição para aprender e possivelmente, algum dinheiro também.

Para decidir qual destas soluções a melhor para si, pondere qual o custo de cada uma delas. E quando falamos em custo, não nos referimos exclusivamente ao financeiro. Precisa de ponderar, para o seu negócio qual a decisão que irá ter mais peso.

  • Procure canais para publicar: provavelmente, de uma forma automática, durante este artigo todo de cada vez que leu a palavra “vídeo”, pensou no Youtube. Contudo, atualmente o Youtube já não é o único canal onde a comunicação por vídeo é bem recebida. Atualmente, também pode optar por comunicar em vídeos no Tiktok, Instagram, Facebook, ou até mesmo em campanhas de email marketing. A sua imaginação é o limite. Para tomar esta decisão, é essencial que saiba onde estão os seus potenciais clientes, para que eles o encontrem a si.

Nos dias que correm, o vídeo marketing é uma das estratégias de marketing digital com um grande potencial. Este potencial deve-se às alterações de consumo que têm acontecido nos últimos tempos. Recentemente dissemos-lhe que a maneira como consumimos redes sociais mudou. Passámos de consumir as redes para passar o tempo para começarmos a usar estas para aprendermos. O mesmo aconteceu com os vídeos que vemos. Seja no Youtube, no Tiktok ou nos Reels do Instagram. No entanto, com esta mudança as nossas expetativas e exigências em relação a esses vídeos aumentou e muito.

A boa notícia é que, mesmo que nada perceba de vídeo, e que não tenha tempo ou disposição para aprender sobre a melhor estratégia e edição deste tipo de conteúdo, na Ontag, estamos preparados para o ajudar. Com mais de uma década de experiência em marketing digital, fomos acompanhando de perto todas estas mudanças que foram acontecendo. Temos uma equipa treinada e pronta para que o vídeo no marketing da sua empresa, seja uma ferramenta essencial para o ajudar com o sucesso!

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

FOLLOW ONTAG

Com a Ontag, pode entrar em contacto connosco sempre que precisar.

Juntos vamos
criar inovar conquistar

Serviços

Ontag portugal

AGÊNCIA MARKETING DIGITAL

Ontag Marketing Digital