Podcasts: como tirar o melhor proveito desta estratégia de marketing no seu negócio?
Considerados a grande tendência de 2023, os podcasts vieram revolucionar o mundo digital. O consumo em massa desta nova moda começou em 2020, no entanto, sabia que os podcasts existem desde 2004? É verdade!
Mas afinal, porque é que os podcasts ficaram tão populares “de repente”?
O conceito de podcast surgiu de uma ideia de criar um programa de rádio digital que pudesse ser feito o download para que este pudesse ser ouvido em qualquer lugar e em qualquer momento.
E agora, provavelmente já consegue responder à pergunta acima, correto? Como já sabemos, os hábitos de consumo das pessoas têm mudado a uma velocidade impressionante. E com esta mudança os podcasts passaram a encaixar que nem uma luva no dia a dia de cada um de nós precisamente pela praticidade destes.
Cada vez mais falamos de tempo e da efemeridade deste. Nunca tivemos tanta consciência da importância que tem a maneira como escolhemos utilizar o nosso tempo. Neste sentido, somos cada vez mais uma geração multifacetada.
Ora, não há maneira melhor de aproveitar o tempo do que a aprender alguma coisa que sempre quis aprender enquanto dá uma caminhada. Ou a ouvir uma conversa entre duas pessoas que acompanha nas suas redes sociais e cozinha. Os podcasts tornaram-se virais “de repente”, pela sua versatilidade.
E sabe o que é que no marketing fazemos com coisas que se tornaram virais?! Abraçamo-las nas nossas estratégias.
Para o ajudar a integrar os podcasts na sua estratégia de marketing digital, separámos alguns passos para que o faça sem dificuldades!
- Qual é o objetivo do podcast?
Esta deve ser a primeira pergunta a que responde na hora de criar o seu podcast. Nesta fase defina o que espera atingir com a criação do podcast, quem é o público-alvo, que mensagem quer transmitir, em que materiais vai precisar de investir e qual o orçamento que tem para esta estratégia.
Estas são algumas questões que são extremamente importantes que responda numa fase inicial do projeto. Para que não perca tempo e/ou recursos.
- Em que formato?
Existem diversos formatos que pode adotar para o seu podcast, como entrevistas, debates, histórias, monólogos … Nesta etapa, e para responder a esta questão, é essencial que já saiba quem é o seu público-alvo para conseguir perceber qual o formato que lhe é mais relevante.
- Já sabe o que vai dizer?
A seguir aos dois primeiros passos, e antes que avance mais precisa de definir o seu roteiro! Se deixar o conteúdo fluir de forma natural é possível que no final não tenha conteúdo nenhum relevante ou que tenha nexo sequer.
Descubra alguns elementos que precisam obrigatoriamente de estar presentes no seu roteiro:
- A Frase: esta vai ser provavelmente o elemento que vai utilizar para publicitar o seu podcast nas suas redes sociais, pelo que, é essencial que seja uma frase que capte logo à atenção do seu público.
- Apresentação: não importa quantos podcasts já gravou, a apresentação deve fazer sempre parte do seu roteiro! Com o passar do tempo, vão existir cada vez mais pessoas novas a chegarem aos seus podcasts, é importante que elas saibam quem é que vão ouvir. Esta apresentação não precisa de ser muito extensa nem detalhada. Algo simples basta.
- O tema: não fosse o sucesso dos podcasts algo que surgiu como forma de rentabilizarmos o nosso tempo, no começo do seu deve informar os seus ouvintes o tema do podcast. Agora, logicamente que não quer perder ouvintes por falta de interesse, por isso, publicite o tema da maneira mais interessante que conseguir.
- O assunto: aqui é importante que entregue o conteúdo interessante que divulgou na fase anterior. Por isso é que é tão importante que conheça o público-alvo do seu podcast. Só assim vai conseguir produzir conteúdo interessante para ele.
- Convide à divulgação: em algum momento da sua conversa, é importante que convide o seu ouvinte a partilhar o seu podcast. Uma das técnicas mais utlizadas para este tipo de campanhas, é colocar este convite no meio da conversa. Aliás, se o conseguir inserir no meio da conversa sem que desvirtue muito, melhor!
- Antecipe: esta fase é muito importante! Novamente, independentemente de quantos podcasts já gravou ou vai gravar ou quantos ouvintes já teve, é crucial que deixe sempre alguma antecipação do que está para vir no próximo podcast. Numa fase inicial, não aconselhamos a que faça muitos roteiros de uma vez, porque como ainda está a começar, poderá ter que fazer alguns ajustes. No entanto, nunca vá para um podcast que tem intenções de continuar, sem saber qual o tema que vai sair a seguir.
- A despedida: Para finalizar, agradeça, despeça-se e termine.
- O equipamento
De nada lhe vai adiantar ter o melhor roteiro do mundo, com o público-alvo mais bem definido, se o material que está a utilizar para gravar o seu podcast não acompanhar, por isso, é crucial que invista em um bom microfone, fones de ouvido e numa boa edição!
- A edição
Por melhor que seja o seu roteiro, desengane-se se pensa que vai conseguir publicar o podcast que gravou sem precisar de alguma edição. Ou porque se distraiu e perdeu demasiado tempo com um tema, ou porque o seu telemóvel tocou a meio da gravação, ou porque o barulho das obras dos vizinhos se ouve demasiado garantidamente que vai precisar de alguma edição. Por isso é importe que investa em alguém capaz de lhe entregar isso.
- Promova o podcast
Recorda-se de lhe ter dito que a frase que ia utilizar para o começo do seu podcast era importante? Nesta etapa, precisa de divulgar o seu podcast nas mais variadas plataformas e para isso, é importante que o excerto que vai utilizar do podcast chame a atenção e desperte a curiosidade dos seus potenciais ouvintes.
- Seja consistente
Para tudo no marketing, e na vida, a consistência é a chave do sucesso. Com a quantidade de podcasts que existem, é importante que publique com regularidade.
- Acompanhe os resultados
Como lhe dissemos, principalmente numa fase inicial, vai provavelmente precisar de fazer vários ajustes até que o seu podcast alcance os seus objetivos. Para isso, é importante que vá acompanhando os resultados que está a obter para que possa ir fazendo alterações.
Para finalizar queremos esclarecer uma coisa que provavelmente, até agora não tinha dado conta ao longo do artigo. De todas as vezes que utilizamos a expressão “de repente” quando falávamos na rapidez com que os podcasts ganharam popularidade utilizámos aspas. E sim, se for confirmar as aspas estão mesmo lá. E não, não foi um lapso. Quer saber porquê?
Como referimos, os podcasts existem desde 2004, e só há poucos anos é que começaram a ganhar popularidade, e isto mostra-nos como às vezes as nossas ideias, podem ser um bocadinho à frente do nosso tempo. E que temos de ser pacientes e persistentes até que elas efetivamente comecem a dar resultados.
Isto não tem nada a ver com o tema. Só quisemos terminar de uma forma um tanto inspiradora. Talvez o seu negócio ainda não tenha o sucesso que deseja. Talvez a sua ideia ainda não tenha sido comprada por ninguém. Mas… não desista. E se precisar, conte connosco!
Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.