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Social Selling: como pode utilizar as redes sociais para potenciar as vendas do seu negócio?

Social Selling: como pode utilizar as redes sociais para potenciar as vendas do seu negócio?

As relações são a fundação do ser humano. Quando nascemos desenvolvemos relações com a nossa família de forma quase imediata. Quando vamos para a escola, relacionamo-nos com quem confiamos e confiamos facilmente com quem nos identificamos. O ser humano é um ser social, que desenvolve relações emocionais com tudo: pessoas, animais, coisas e até mesmo marcas. Mas como pode alguém desenvolver uma relação de confiança com a sua marca sem nunca a ter comprado?!

Vivemos na era digital, e é através desta que muitas relações são desenvolvidas. Nelas temos a capacidade de nos conectarmos com os nossos amigos, família e até com desconhecidos. E é também nas redes sociais, que pode desenvolver uma relação de confiança com um potencial consumidor da sua marca, que nunca ouviu falar nem tão pouco alguma vez comprou algo dela. E a isto, chamamos de Social Selling.

O que é Social Selling?

Social Selling ou venda social, é termo de marketing digital, criado para designar a utilização, por parte das empresas, das redes sociais como estratégia para a construção de relações com os seus clientes (ou potenciais) para, de seguida, gerar vendas.

Para aplicar esta estratégia na sua empresa, não é suficiente que esteja nas redes sociais a publicar conteúdo, é crucial que desenvolva uma estratégia de marketing que gere engagement e vendas. Ao aplicar corretamente esta estratégia, irá desenvolver relacionamentos de confiança com os seus potenciais clientes, aumentar a credibilidade social da sua empresa e, por consequência, vender.

Com todo o desenvolvimento da tecnologia e do digital, a forma como vendemos ou conectamos com os nossos clientes mudou também. Antigas técnicas de vendas, como o contacto telefónico como a primeira interação com o seu potencial consumidor, foram hoje substituídas pelas redes sociais.

A relação com o nosso potencial cliente começa nas nossas redes sociais. Estas são a montra da nossa “loja”.

O Social Selling, é uma técnica não agressiva de vendas, uma vez que tem como base o desenvolvimento de uma relação com o seu potencial cliente antes de qualquer coisa.

Por esta razão, é tão importante o desenvolvimento de uma estratégia de redes sociais adaptada ao seu potencial cliente. Por isso, como já deve saber de artigos anteriores, o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e analisar onde é que este está e quais as suas preferências na hora de consumir conteúdo.

Mas qual é o papel do Social Selling nos negócios?

Em todas as vendas, existe sempre uma relação entre alguém que tem uma necessidade e a quer resolver e uma marca que detém a solução ideal e a quer vender. As vendas sociais, já existem há muitos anos. O que mudou agora, foi a rapidez e eficiência com que essas relações são criadas, através do Social Selling. Com as mudanças do mundo digital, mudaram também as relações de consumo. Como já referimos, somos constantemente bombardeados com informações, promoções e soluções perfeitas para as nossas necessidades. Por essa razão, nos dias que correm, procuramos relacionamentos de confiança com as marcas antes de pensarmos sequer em comprar algum produto.

As redes sociais são o local perfeito para desenvolver essas relações de confiança entre marcas e consumidores, uma vez que já são consideradas espaços de convivência, de lazer. E com quem é que nós convivemos? Com quem confiamos.

Por esta altura acreditamos que já seja um fã desta estratégia de marketing digital. No entanto, para os mais céticos, separamos ainda algumas vantagens que deve ter em consideração sobre o Social Selling:

Melhora o relacionamento da sua marca com o consumidor

A primeira vantagem do Social Selling não podia ser outra que não esta. Através desta estratégia pode melhorar o relacionamento com o seu consumidor, e reduzir a interação de vendedores com estes. Com a chegada das redes sociais é possível que comece a construir uma relação forte com o seu consumidor sem que tenha de recorrer a chamadas ou até mesmo emails. Com o passar do tempo, e a interação dos seus clientes com os seus post’s nas redes sociais, os laços vão ficando mais fortes.

Surgem novos clientes

Com uma abordagem de Social Selling na sua empresa, tem a oportunidade de atrair e conquistar clientes que nem nunca ouviram falar da sua marca. Seja através de uma prospeção ativa que vai ao encontro do potencial cliente, seja através de uma prospeção passiva que desperta o interesse deste, é possível explorar maneiras de aproximar ambas as partes.

Reduz o ciclo de vendas

Quando o seu Social Media Manager cria uma relação com os consumidores nas redes sociais, todo o trabalho de persuasão para provar o valor da sua empresa fica mais curto e menos dispendioso, uma vez que através da interação com as suas redes já faz com que o seu produto/marca seja visto como confiável. Além disso, os seus vendedores já conhecem melhor os clientes o que torna todo o processo muito mais simples.

Diminui o custo da aquisição de clientes

Ao reduzir o ciclo de vendas, os custos de efetuar uma venda diminuem também. A empresa deixa de ter de investir em inúmeras abordagens e economiza tempo que poderá alocar a outras tarefas.

Aumenta a retenção de clientes

Clientes que compram com confiança tendem a ser fiéis às empresas por mais tempo. Uma vez que escolhem determinada empresa/marca de forma consciente, entendem o valor do produto e/ou serviço que adquiriram e sabem que este ser-lhes-á útil para o seu dia a dia. Logo, permanecem fiéis por mais tempo.

 Como adotar uma estratégia de Social Selling eficaz para a sua marca?

Tal como todas as estratégias de marketing que lhe apresentámos até agora, para adotar Social Selling na sua marca, existem alguns passos importantes que deve seguir para que este método de vendas seja eficaz:

– Defina quem é o seu cliente: esta é a etapa mais importante em qualquer que seja a estratégia que define para a sua empresa. Não pode desenvolver uma relação com o seu cliente, ou vender o seu produto sem saber para quem é que o está a fazer;

– Estude em que redes é que este está presente: esta fase depende da estratégia da sua empresa. É B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer)? Só depois de responder a esta questão é que irá conseguir perceber se para criar uma relação precisa de investir mais no Linkedin (rede social normalmente mais utilizada para criar uma relação B2B) ou no Facebook/Instagram (rede social normalmente mais utilizada para B2C);

– Tome atenção ao conteúdo: a última etapa irá depender das duas primeiras. Só pode definir que tipo de conteúdo partilhar quando souber quem é o seu cliente e em que rede social quer investir. Nesta fase é crucial que tenha em consideração alguns pontos para que o seu conteúdo seja eficaz:

  • As imagens: procure partilhar imagens com qualidade. Se as redes sociais são a montra da sua empresa, não pode ter os vidros sujos, correto? Por isso, investa em fotos e conteúdos criativos de qualidade;
  • Os hashtags: o uso de hashtags permite que o seu conteúdo alcance um número mais elevado de pessoas, e estas devem ser adaptadas ao conteúdo que está a publicar. Poderá ter alguns hashtags transversais a todas as publicações, no entanto, os hashtags devem estar adaptados ao que está a publicar, o que significa que a cada publicação, poderão sofrer algumas alterações;
  • O Digital influencer: a utilização de uma figura pública que faça sentido para o seu negócio só irá aumentar a confiança que este transmite. Por isso, faça parcerias com digital influencers que se conectem com o seu publico;
  • Os stories: estes são uma excelente maneira de criar uma conexão com o seu potencial consumidor. Por essa razão, estes devem ser capazes de captar a atenção e criar engagement com o seu público.

As relações são o que de mais valioso o ser humano tem, por isso, procure criar boas relações com o seu potencial consumidor. Se precisar de ajuda, conte connosco.

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

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