Inteligência Artificial: uma mudança a temer ou a abraçar?

Inteligência Artificial: uma mudança a temer ou a abraçar?

Em todas as guerras e revoluções, as tropas sempre tiveram alguma arma secreta. Fossem elas os soldados, armas, etc. E esta 4ª Revolução Industrial não é exceção, e a arma secreta desta vez? É a Inteligência Artificial.

Quando ouvimos estes dois termos juntos, pensamos imediatamente em robôs, filmes de ficção científica e tememos que seja apenas uma questão de tempo até que a nossa espécie seja extinta.

No entanto, hoje queremos desmistificar isto. Queremos explicar-lhe primeiramente o que é a Inteligência artificial e de que forma é que esta pode ser o melhor amigo do seu negócio, ou até mesmo da sua profissão. Hoje não falamos exclusivamente para as empresas, mas falamos também para si, profissional de marketing, contabilidade, tradução, ensino, programação e até mesmo investimento. Na verdade, hoje falamos para si, a quem a Inteligência Artificial afeta. Hoje queremos dar-lhe boas notícias.

Para começar, precisamos de esclarecer o que é afinal a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial ou AI é algo demasiado vasto para que lhe consigamos dar uma definição tão direta, como normalmente costumamos fazer. Esta é apenas mais um avanço tecnológico desta era digital em que vivemos, desta 4ª Revolução Industrial. O termo em si, refere-se a uma inteligência que simula a inteligência humana, através de um software capaz programar decisões de forma autónoma. Estas decisões e pensamentos similares aos humanos, são construídos por sistemas que têm em conta uma enorme base de dados.

Sem uma cara específica, a AI pode assumir várias formas, como por exemplo os chatbots de atendimento, como pode ver no nosso website quando clica no símbolo do whatsapp na homepage. Estes chatbots têm como objetivo automatizar, e por consequência resolver assuntos em grande escala permitindo, assim, libertar o humano para problemas maiores.

Podemos pensar nesta evolução como uma forma das máquinas pensarem como nós. Esta tecnologia tem a capacidade de aprender, escolher o melhor caminho tendo em conta a lógica e tomar decisões.

Este software, deu origem a uma mudança na relação entre as marcas e os seus consumidores.

Uma vez que a Inteligência Artificial processa os dados de forma semelhante ao cérebro humano, esta torna possível que as marcas consigam prever comportamentos, reações e até mesmo as escolhas dos seus consumidores. Isto permite que a taxa de fidelização aumente, dado que a marca tem sempre a resposta para o problema do potencial consumidor.

Como temos vindo a perceber, para qualquer que seja a campanha de marketing que queira aplicar no seu negócio é necessário que planear e ponderar qualquer passo e com a Inteligência Artificial esse processo é mais fácil e as campanhas mais assertivas.

A AI tem sido muito utilizada pelas marcas para inovar na comunicação com os seus consumidores. Além de garantir um apoio 100% personalizado ao cliente, facilita a recomendação de produtos e indica os conteúdos mais apropriados, tendo em conta o contexto.

Mas quais as aplicações da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing digital?

  • Esta permite planear as escolhas dos consumidores. Desta forma, a marca escolhe o público, define o que apresentar e corresponde exatamente ao que este procura/deseja;
  • Possibilita que as campanhas e ações de marketing sejam criadas com uma garantia de sucesso mais elevada;
  • Permite agilizar essas mesmas campanhas em termos de custos e desperdício, enquanto que em simultâneo impulsiona relações e vendas;

Agora que já percebeu que a Inteligência Artificial tem potencial para ser o melhor amigo do seu negócio, queremos esclarecer de forma pode este software ajudá-lo enquanto profissional. Uma coisa que queremos que tenha consciência é que provavelmente existirão mesmo alguns trabalhos que vão desaparecer ou mudar radicalmente. No entanto, nas últimas décadas, o mundo de trabalho tem mudado muito graças à tecnologia, e uma vez que não tem forma de prever com exatidão de que o seu posto seja um desses que deixarão de existir, não vale a pena perder demasiado tempo a ficar preocupado. Ocupe antes o seu tempo, e a sua cabeça com a realidade. E o que sabemos até agora é que a Inteligência Artificial pode, de facto, ajudá-lo. Mas como?

  1. Em primeiro lugar, esta pode ser o parceiro ideal na procura e no recrutamento de postos de trabalho. Com a capacidade de encontrar a informação mais apropriada, esta é capaz de identificar o melhor candidato de entre todos. Além disso, para si que está à procura de trabalho, permite-lhe encontrar o posto certo com base nas suas preferências e habilidades.
  2. Ajuda-o na sua produtividade. Frequentemente, encontramos um problema e com grande facilidade somos capazes de perder horas, e até mesmo dias, para o tentar resolver. Com a ajuda da AI, podemos diminuir esse tempo, tornando-nos muito mais proativos no nosso posto de trabalho. Seja porque não sabe o que escrever no copy do seu post, ou porque não conhece a melhor abordagem para fazer uma análise, agora pode contar com a ajuda deste software para evitar que desperdice tanto tempo.
  3. Aumenta a proximidade em encontros à distância. Unir a AI com a realidade aumentada, permite-lhe criar uma maior proximidade nas suas reuniões à distância. Desde a pandemia, que no mundo dos negócios começámos a adotar muito mais os encontros à distância. Seja para ter uma reunião, ou para ir a uma conferência ou entrevista, optamos cada vez mais pelo online. Combinando as duas tecnologias, conseguimos diminuir esta distância sem sequer sairmos do conforto da nossa casa.

Esperemos que agora que chegou quase ao final do nosso artigo, tenha percebido que a Inteligência Artificial veio mudar, em muito, o mundo como o conhecemos. No entanto, não existe razão nenhuma para que deva temer esta mudança.

E a todos os profissionais a quem a Inteligência Artificial afeta, queremos apenas deixar uma última segurança:

A Inteligência Artificial não é, nem nunca foi, uma ameaça. Não há nada que substitua a mão humana. Não há máquina nenhuma que o torne obsoleto.

Sabe o que têm as maiores ideias do mundo em comum? Foram todas tidas por seres humanos. Foram concretizadas por nós, humanos. Por isso, tal como com todas as outras grandes ideias, a Inteligência Artificial vai exigir de si a capacidade de se adaptar a uma nova forma de trabalhar. Mas nunca para o substituir.

E em vez de temer estas evoluções, abrace-as. Use-as para ser tornar cada vez melhor na sua área. Procure estudar e praticar. Torne-se sedento por evolução e aproveite o que de melhor estas máquinas têm para lhe oferecer!

 

Escrito por Inês Oliveira, digital marketeer.

FOLLOW ONTAG

Com a Ontag, pode entrar em contacto connosco sempre que precisar.

Juntos vamos
criar inovar conquistar

Serviços

Ontag portugal

AGÊNCIA MARKETING DIGITAL

Ontag Marketing Digital